Sua gengiva sangra quando escova ou usa o fio dental??

Congresso Mundial de Odontologia
maio 14, 2010
Língua também precisa de cuidados
maio 14, 2010

Os dentes perfeitos de Thaís Araújo exigem cuidados permanentes

Fique alerta, porque provavelmente você tem gengivite, uma inflamação da gengiva no estágio inicial da doença periodontal. A causa direta da doença é a famosa placa bacteriana, uma película de bactérias que se forma de uma maneira constante no dentes. A formação dessa película é tão rápida que a cada duas horas sem escovar uma nova placa já está organizada e grudando em seus dentes. Caso a gengivite não seja tratada ela pode evoluir para peridontite, que causa o amolecimento e perda dos dentes.

Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, o que dá aos dentes uma aparência alongada. A doença da gengiva pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e a placa. Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.

Você pode prevenir a gengivite pela:

A correta escovação e uso apropriado do fio dental para remover placas e restos, e do controle do aparecimento de tártaro.

Alimentação correta para garantir nutrição adequada para o osso da mandíbula/maxilar e dos dentes.

Evitando cigarros e outras formas de tabaco.

Indo ao dentista regularmente.