Fique alerta, porque provavelmente você tem gengivite, uma inflamação da gengiva no estágio inicial da doença periodontal. A causa direta da doença é a famosa placa bacteriana, uma película de bactérias que se forma de uma maneira constante no dentes. A formação dessa película é tão rápida que a cada duas horas sem escovar uma nova placa já está organizada e grudando em seus dentes. Caso a gengivite não seja tratada ela pode evoluir para peridontite, que causa o amolecimento e perda dos dentes.
Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, o que dá aos dentes uma aparência alongada. A doença da gengiva pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e a placa. Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.
Você pode prevenir a gengivite pela:
A correta escovação e uso apropriado do fio dental para remover placas e restos, e do controle do aparecimento de tártaro.
Alimentação correta para garantir nutrição adequada para o osso da mandíbula/maxilar e dos dentes.
Evitando cigarros e outras formas de tabaco.
Indo ao dentista regularmente.