A escovação da língua, mesmo que seja uma prática pouco utilizada pelos brasileiros, é muito importante para a preservação da saúde bucal. A parte posterior e dorsal da língua é revestida por uma película que contêm milhões de microorganismos. Durante a mastigação e o ato de engolir a comida, cada vez mais macia, ocorre pouca fricção e essa película e, conseqüentemente, esse microcópico aglomerado de detritos fica intacto. Quando acontece a putrefação destes detritos, certos gases são produzidos à superfície da língua. Eles podem ser responsáveis pelo aparecimento da halitose ou mau hálito. O porcentual de casos de mau hálito por causa da língua é elevado.
A escovagem ou raspagem da língua é considerada por alguns dentistas como fundamental para uma higiene oral correta. Existem muitos instrumentos no mercado, como os limpadores plásticos de língua, que podem auxiliar para uma adequada higienização. Para limpá-la bem, deve-se colocá-la para fora o máximo possível e observar a localização dos detritos, que normalmente formam uma camada esbranquiçada. Para o uso do raspador é necessário seguir as instruções da embalagem. Se o instrumento utilizado for uma escova dental, coloque-a o mais atrás possível e, com alguma pressão, avance até a ponta da língua. Repita a operação quatro ou cinco vezes, ou até deixar de ver resíduos.
4 Comentários
Querida,
ADOREI o video, informação com humor e leveza. “Isto é VOCÊ”: excelente profissional, que nos ajuda quebrar paradignas : medo de dentista, com afeto e humor. SUCESSO!
Beijos, Dirce
Obrigada Dirce, um grande beijo.
Bom humor é sua marca registrada, aliada a grande competência e sede de saber e inovar. Parabéns e sucesso sempre.
Obrigada, bjs.