Chegou o frio, vento gelado e dor nos dentes

O planeta é o paraíso
maio 26, 2010
Como desinfetar chupetas
maio 28, 2010

Quem nunca sentiu um grande desconforto nos dentes ao ingerir algo quente ou tomar um delicioso sorvete que levante as mãos aos céus. A hipersensibilidade dentária acomete grande parcela da população e, embora muito desconfortável, não deve ser confundida com a dor causada pela presença de lesões de cárie, que devem tratadas de forma completamente diferente.

O dente é formado por um tecido chamado dentina e coberto por esmalte na coroa e cemento na raiz, quando esse esmalte se desgasta ele expõe a dentina, e a dentina dói em contato com frio, calor e alimentos ácidos.
Muitas pesquisas tem sido feitas no intuito de solucionar o problema , os cremes dentais indicados para sensibilidade atualmente disponíveis no mercado, quando bem utilizados, solucionam o desconforto nos casos de sensibilidade moderada. De modo geral, as pessoas portadoras de dentes sensíveis devem evitar o uso de cremes dentais clareadores, com bicarbonato, partículas polidoras ou similares, pois os grânulos abrasivos causam o desgaste do esmalte e só agravam o problema. Mesmo o creme dental para dentes sensíveis não deve ser esfregado vigorosamente sobre a área afetada, sob o risco de piorar o problema, em vez de solucioná-lo. A escolha da escova também é importante, ela deve ser macia e de boa qualidade. As escovas médias e duras  não devem ser utilizadas  durante a escovação dentária.
Alimentos ácidos de modo geral, como refrigerantes, devem ser consumidos com moderação, pois a acidez presente em alguns alimentos também contribui para a perda de mineral e piora do quadro. Já os indivíduos com hipersensibilidade dentária mais severa devem consultar o dentista, pois só ele poderá fazer a aplicação de materiais dessensibilizantes diretamente sobre o dente, resolvendo o problema. Observação importante deve ser feita em relação ao clareamento dental, tratamento durante o qual ocorre uma sensibilidade variável e passageira que cessa alguns dias depois de concluído o procedimento.
Com o inverno chegando,vem o vento gelado,  nada como abrir a boca e não sentir o inconveniente da hipersensibilidade. Cuide-se e aproveite!

Dra. Sandra Prata
Dra. Sandra Prata
CRO 29087 Diretora e Fundadora da clínica Prata Odontologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buy now