Antibióticos e dentes fracos.

A Bulimia acaba com os dentes!
maio 27, 2011
Tomei gelado e aiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que dor de dente !
outubro 23, 2012

Recebo muitos pacientes que acreditam que seus dentes são fracos porque tomaram antibiótico na infância. Vou esclarecer que somente o antibiótico tetraciclina, quando utilizado no período em que os dentes estão sendo formados (dentes de leite anteriores: da metade da gravidez até 4-6 meses de vida; dentes permanentes anteriores: até 7-8 anos de idade) pode induzir a formação de manchas de coloração amarelada ou marrom-acinzentada na estrutura dentária. É importante ressaltar que essas alterações só ocorrem se a tetraciclina for utilizada no período em que os dentes estiverem em processo de formação. Seu uso quando os dentes já estão formados ou mesmo presentes na boca não causa efeito algum ao dente.

O mito existe porque os medicamentos infantis geralmente são doces e favorecem o aparecimento das cáries.

A dica é  higienizar bem os dentes das crianças após o uso de medicamentos.

Dra. Sandra Prata
Dra. Sandra Prata
CRO 29087 Diretora e Fundadora da clínica Prata Odontologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buy now