O lado bom e o lado ruim dos alimentos para os dentes

Escuros, não!
maio 12, 2010
Como prevenir o câncer bucal
maio 13, 2010

Se você pensa que a única relação entre nutrição e dentição está no aparecimento de cáries quando existe consumo excessivo de açúcar, você está enganado. A dieta como um todo influencia a dentição durante todas as etapas de nossas vidas. A maneira como mastigamos alguns alimentos tem efeito importante. E nutrientes são indispensáveis na constituição dos dentes.

Cálcio e vitamina D, presentes em quantidade significativa no leite e seus derivados, são fundamentais para o desenvolvimento e saúde da boca. A Vitamina C, por sua vez, estimula a produção do colágeno que irá proteger as gengivas.

Por outro lado, devem ser considerados os alimentos que causam cáries, chamados cariogênicos. São principalmente os derivados de farinhas e açúcares. Eles reduzem o PH bucal cerca de meia hora depois de serem ingeridos. A queda da taxa do PH favorece a proliferação de bactérias, o que aumenta o risco das cáries. Por isso é tão importante escovar os dentes após as refeições.

Dra. Sandra Prata
Dra. Sandra Prata
CRO 29087 Diretora e Fundadora da clínica Prata Odontologia

4 Comentários

  1. Avatar Ana Silvia disse:

    Eu náo sabia que a vitamina C ajudava na formcáo do colageno e muito menos que o colageno era importante para a gengiva.
    Vivendo e aprendendo!!!
    Obrigada por dividir!

  2. Avatar Priscilla Paghi disse:

    Que informações interessantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buy now